Gestão de Políticas

Gerenciamento de Políticas de Segurança

O que é a Gestão de Políticas?
As políticas de segurança da informação são padrões, normas e diretrizes para todos os colaboradores que utilizam infraestrutura de TI da empresa. A gestão dessas políticas tem como objetivo garantir a proteção das informações corporativas contra eventuais ameaças que possam prejudicar sua operação.
Para assegurar que os princípios de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, inerentes à segurança da informação, sejam preservados, é necessário definir uma Política de Segurança da Informação eficaz que oriente o funcionamento da organização e a conduta de colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.

Por que implementar a gestão de políticas?
Sem dúvida, é muito importante gerenciar de maneira ampla o ciclo de vida de um dado. Porém, não podemos esquecer de que nenhuma estratégia será eficiente se a segurança da informação não for percebida como prioridade.

Nesse ponto, estamos nos referindo à governança de privacidade, gestão de riscos e de políticas, treinamento de conscientização de todos os níveis hierárquicos da equipe e monitoramento contínuo do programa.

Qual a importância da gestão de políticas?


A elaboração e a gestão de políticas são primordiais para qualquer programa de Governança, Riscos e Conformidades (GRC) que tenha foco em resultados.

38% dos vazamentos de dados no Brasil ocorrem devido a ações de usuários;

Apenas 46% das empresas possuem programas definidos de conscientização para seus usuários;