DPO como serviço
O que é um DPO?
O DPO (Data Protection Officer) ou encarregado dos dados é um representante da empresa que fica responsável por atuar como um canal de comunicação entre a organização, o proprietário dos dados e a agência que fiscaliza o cumprimento da LGPD, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
De forma geral, esse profissional é um especialista em proteção de dados e monitora empresas para garantir que elas estejam em compliance com as regras e boas práticas do setor. Ele também deve intermediar os interesses da empresa e do titular dos dados.
DPO como serviço: a melhor opção
O DPO como serviço é oferecido pela Truston e permite a contratação de um DPO profissional. Em resumo, a sua empresa pode contar com um dos nossos especialistas em segurança e privacidade de dados para assumir o cargo de DPO.
Dessa forma, seu negócio não sobrecarrega nenhum funcionário e garante que a função será ocupada por um especialista na área, que vai assegurar o cumprimento da lei.
Fale com nossa equipe agora e entenda mais profundamente sobre o DPO como serviço para o seu negócio.
Quais são as responsabilidades do DPO:
Nomear um DPO dentro da empresa é obrigatório pela legislação. Dentre suas responsabilidades, podemos citar:
• Aceitar reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e adotar providências;
• Ser o ponto focal do relacionamento da empresa com a autoridade nacional;
• Orientar os funcionários e terceirizados a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais;
• Executar as demais atribuições determinadas pelo controlador ou estabelecidas em normas complementares.